Desde a última segunda-feira, cerca de 150 policiais do Interior foram deslocados para reforçar a segurança nos bairros que mais registram assaltos na Capital, como Petrópolis, Rio Branco, Bom Fim e Centro. Esses policiais devem atuar no reforço de segurança até dezembro.
O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada de Santa Maria (1º RPMon), tenente-coronel Sidenir Cardoso, explica que a maior parte desses policiais que estão sendo deslocados agora não participaram da operação de segurança na Copa do Mundo. Para o Mundial, foram cerca de 250 homens de Santa Maria, do 1º RPMon e do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, e, por isso, o comandante acredita que o policiamento e a segurança na cidade não devem ser prejudicados.
_ Justamente por ser um número menor de homens que foram para a Copa do Mundo, a gente acredita que a segurança na cidade não será prejudicada _ defende o comandante.
Dos 25 policiais, 18 são de Santa Maria: 11 são do 1º RPMon, e sete, do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE). Os outros sete são do 5º RPMon de Santiago. Nos dois ou três primeiros dias na Capital, eles devem receber informações e treinamento para, então, começar a atuar no policiamento.